07/04/2016

Diferença da Amizade entre Homens e Mulheres

Hoje eu vim falar de amizade. Vocês já notaram como a amizade de homens X homens e mulheres X mulheres são diferentes? É um fato chato admitir, já que sou mulher, que os homens são mais confiáveis do que as mulheres. Se tem uma coisa que eu admiro nos homens, é a amizade. Homens são fiéis, tem um tipo de código de honra (segundo um amigo meu, código de conduta de um macho) que eu acho (quase) exemplar. É invejável! E esse sentimento, é inveja, ele é mais feminino do que masculino.
Vamos fazer a comparação, como eu vejo a amizade dos homens e das mulheres. Como já falei, eles são fiéis. Dificilmente você um homem traindo amizade, “furando o olho” do outro. Como sempre, é claro que existe a famosa exceção, mas na maioria dos casos, quando o homem pisa na bola com outro homem, é porque ele não o considera tão amigo assim. Outro dia assistindo Amor e Sexo, teve o tema amizade e achei interessantíssimo um caso que o Zé Loreto contou. Ele uma vez apaixonou pela namorada do melhor amigo e o que ele fez? Conversou com o amigo dele e abriu o jogo, falou que ia afastar dos dois, pois tinha se apaixonado pela moça em questão. Achei uma atitude linda e infelizmente, vejo pouquíssimas mulheres tendo essa mesma atitude e a história não para por aí. Ele também falou para moça e ela, sabendo da importância da amizade dos dois, apresentou uma amiga para o Zé e o lance deu certo, deu namoro! Gente, isso é amizade. Uma salva de palmas para o Zé Loreto lindo que finjo que não é da Débora e seu melhor amigo de infância.
Agora imagina a mesma situação com uma mulher? Ok, uma pode contar para outra o que aconteceu e a amiga vai se sentir traída da mesma forma e ainda vai afastar com medo da “amiga” roubar o namorado dela. Quantos casos eu já vi, ouvi e até presenciei de traições, onde a mulher fica com raiva da outra mulher e continua com o homem, porque coitado, ele é uma vítima da amiga sedutora.
Infelizmente, nós mulheres (e sim, me incluo e não me orgulho) não temos o mesmo código de honra dos homens. Se tem uma coisa que precisamos aprender com eles é honrar a amizade. Homens sempre ficam do lado dos homens, mesmo quando estão errados, e as mulheres sempre ficam do lado dos homens, principalmente quando eles estão errados!
Acho que está na hora de mudarmos isso. Hoje em dia está tão em alta o feminismo, falamos tanto dessa causa, que é tão bonita, mas continuamos chamando de puta a moça de saia curta que o namorado olha para as pernas dela. Quando só olha está bom, mas a questão é que achamos muito mais fácil chamar a coleguinha de puta do que enxergar que o boy que dorme com você toda noite é um cafa.
Precisamos nos unir, em todos os sentidos. Precisamos nos apoiar e não deixar o machismo e principalmente a insegurança nos dominar. Em muitos momentos sua amiga pode estar errada sim, mas todo mundo tem teto de vidro e que atire a primeira pedra a mulher que nunca fez uma merda (ou duas, ou três). Somos invejosas e competitivas! Em vez de nos admirarmos e nos espelharmos no que a coleguinha tem de melhor, nos sentimos ameaçadas e fracas e por isso nos vemos como inimigas em vez de amigas.
Vivemos em uma sociedade machista e temos atitudes machistas até “sem querer”. Está impregnado na nossa cultura. Evoluímos tanto, temos tanta tecnologia a nosso favor, mas nem o sentimento da amizade conseguimos cultivar. Se apoiem, mudem suas atitudes, honrem aquelas mulheres que queimaram os sutiãs nas praças para nos dar um futuro melhor. Amizade não é sobre quem está certo ou errado, é sobre diálogo, é sobre saber conversar sem julgar. É sobre se colocar no lugar do outro. É sobre falar para a amiga que ela está toda errada e mostrar os erros, mas apoiar e ajudá-la a ser uma pessoa melhor.
Hoje, eu venho aqui pedir mais união entre as mulheres. Pedir para criarmos o nosso próprio código de honra. Venho pedir para nos respeitarmos mais. E por fim, escrevo esse texto, para sempre que eu me sentir tentada a julgar uma coleguinha, ter esse texto para eu ler e me lembrar de que se eu quero amigas verdadeiras, eu preciso ser uma amiga verdadeira.
Peço desculpas a todas aquelas eu magoei de alguma forma, que eu não tenha honrado a amizade e prometo, que de hoje em diante, eu tentarei ser uma amiga melhor, uma mulher melhor e principalmente, um ser humano melhor. Quem está comigo?

Um comentário

  1. Nossa disse tudo! Que mulher nunca se viu em situações assim? Eu já perdi amiga porque o boy que ela gostava se apaixonou por mim, ela parou de falar comigo mas não levou em consideração que eu não estava interessada no cara. Por esse motivo é até difícil você tentar te um código de ética, pois as mulheres tem dificuldade de entender essas questões e relevar certas coisas. Eu nunca fiz nada para atrair os olhares do rapaz, era apenas amiga e nunca fiquei com ela, mas ela nunca mais falou comigo como se a culpa fosse minha.

    ResponderExcluir

Agradeço imensamente pelos comentários.
Posso demorar,mas respondo!!! Obrigada pelo carinho♥

Layout criado por : Paloma Martins . Trem Chique © Todos os direitos reservados. 2016
© Trem Chique
Maira Gall