19/11/2013

Campanha de doação de cabelo para pessoas com câncer!

Há algum tempo, o Instituto Mário Penna, que faz um excelente trabalho para pessoas com câncer, lançou uma campanha de doação de cabelos para fabricação de perucas. Essa campanha foi feita para resgatar a autoestima dos pacientes -o que é de suma importância para a recuperação dos mesmos- e o resultado esta sendo um sucesso, pois muita gente está aderindo à campanha, e os pacientes do Instituto estão ganhando fios de motivos para sorrirem.

Apesar de muita gente já ter aderido e doado uma parte dos seus cabelos, o Instituto Mario Penna ainda precisa da sua ajuda, já que ainda existem ainda muitos pacientes a espera de doação.

Quando fiquei sabendo dessa campanha, eu fiquei muito empolgada, porém triste, pois já usei químicas em meu cabelo e ele acabou quebrando muito por isso não posso doa-los.  Mas esse não é o problema para a grande maioria doar, já que muitas pessoas tem medo ou receio de deixar os cabelos mais curtos. E o objetivo do meu post de hoje é poder convencer você que um corte de cabelo menor pode te deixar linda e ainda pode ajudar no tratamento doloroso que é o de câncer.


Eu conheço algumas pessoas que já fizeram a doação. São amigas que continuaram lindas e felizes com o novo corte. Elas vão nos contar hoje como foi passar por essa transformação e qual a emoção em poder estar ajudando o próximo.

Bianca Bender
"Boa tarde gente, cortei o cabelo! E sinto decepcionar quem gosta de causar, mas não o fiz pra chocar a sociedade, fiz para participar de uma campanha do Instituto Mario Pena, na qual você doa o seu cabelo para que o Instituto confeccione perucas para pacientes com câncer. Achei que seria uma boa oportunidade de praticar o desapego, fazer o bem, mesmo que de uma forma singela e de me reinventar.

Antes de cortar de fato, eu tive várias crises de consciência, medo de ficar feio, achei que minha cara que é redondinha fosse ficar mais evidenciada, me senti gorda demais, pensando bem em tudo isso, percebi o tamanho da besteira que era pensar isso tudo e me lembrei de que o cabelo cresce. Decidi fazer porque estética não é a coisa mais importante do mundo, e não é possível que meus amigos são meus amigos, minha família é minha família e meu namorado é meu namorado por causa do tamanho da juba. Não mudei meu caráter e nem meus valores éticos. Além de ter me achado uma gata, de ter tirado uns 5kg de peso da minha cabeça e de estar super refrescada pro verão de 2014 e ainda estou fazendo alguma coisa de boa para outra pessoa. Que essa pessoa seja muito feliz com os meus cabelos, assim como eu o fui. Cortar o cabelo não é nada. Minhas inspiraçõesJulliePatrickArthurValeriaLisa,Ana, Laura e LygiaFlávio , Roberta ".

Mariana Matos
"Há aproximadamente duas semanas, vi uma reportagem a respeito de uma campanha chamada Doe Seu Rabinho. Consiste num incentivo para que as mulheres cortem seus cabelos e os doem para instituições que tratam pacientes com câncer, para que sejam confeccionadas perucas naturais. No caso, o Instituto Mário Penna recebe as doações de BH.

Decidi ajudar, mas faltava coragem. Cheguei até a gravar um vídeo semana passada, dizendo que se certa coisa acontecesse, eu cortaria o meu. Coincidentemente, no dia seguinte vi uma foto da Bianca Bender com seu rabinho, pronto para ser entregue ao IMP. Após ler seu relato, pensei: “como sou idiota!” Se o meu cabelo é algo tão importante pra mim a ponto de eu precisar prometer algo (completamente improvável) para cortar o meu, imagine para quem perdeu o seu por conta de uma doença? O meu cabelo vai crescer novamente, o da pessoa que receberá a peruca, não. E, além disso, perucas naturais podem custar até R$2000, dinheiro que eu realmente duvido que uma paciente com câncer tenha.

Pensei mil vezes e me preocupei com meu rosto redondo, meu sobrepeso, minha carinha de criança e também por fazer uma mudança tão radical, afinal meu cabelo sempre foi o que mais gostei em mim. E percebi que nenhum desses motivos era algo realmente importante! Cortei hoje de manhã e to me sentindo ótima! Foi bem mais fácil do que eu pensei e, além de tudo, to me sentindo bonita e feliz 
Quero agradecer a minha mãe, Marlene Nascimento Matos, minhas tias Marcela MellVaninha Nânia e Badida, por terem me apoiado e encorajado a tomar esta decisão, e meu cabeleireiro Sidney Francisco, por ter feito um trabalho ótimo (e de graça ainda! Uhul), e a Bianca, por ter me encorajado, mesmo que involuntariamente. 

Que Deus abençoe a pessoa que receber meu cabelo e a todos que estão lutando contra o câncer!"

Bárbara Roque
"Boa tarde, cortei meu cabelo hoje e quis muito cortar para doar.

Minha avó paterna teve câncer de mama, e infelizmente não conseguiu combatê-lo. Eu ainda não era nascida, mas isso afetou bastante minha família. Quando eu tinha 15 anos, minha tia, que tinha acabado de ganhar neném teve câncer de mama também. Ela curou, mas 1 ano depois o câncer voltou e ela não sobreviveu.
O cabelo é algo que toda mulher gosta muito, por isso é importante ajudar com doações, para que a autoestima seja renovada, para que a vida delas seja sempre melhor.
Desejo muita força para todas as mulheres que precisam enfrentar isso e para as famílias que precisam ajudar essas mulheres."

Para participar basta seguir as instruções:

  • O cabelo tem que ter no mínimo um palmo de comprimento, ou seja, no mínimo entre 12 e   15 centímetros;
  • O cabelo tem que estar bem amarrado com a gominha;
  • Corte-o seco;
  • Guarde-o dentro de um jornal. Ele retém a umidade e deixa mais brilhante.
Você pode entregar o seu cabelo no seguintes endereços:

Departamento de Marketing (Procurar por Samuel Dias)
Rua Gentios, 1420 • Luxemburgo CEP 30380-490 • BH/MG

Hospital Mário Penna (Procurar por Luciene - Central de Relacionamento com Cliente) Av. Churchill, 230 • Santa Efigênia CEP 30260-080 • BH/MG

Casa de Apoio Beatriz Ferraz (Simone Penna - Coordenada da Unidade)
Rua Paraisópolis, 887 • Santa Teresa CEP 31010-330 • BH/MG

Ou ligar para o Samuel pelo telefone (31) 9116 0818.

Quem quiser mais informações basta entrar na página do evento aqui.

Nenhum comentário

Postar um comentário

Agradeço imensamente pelos comentários.
Posso demorar,mas respondo!!! Obrigada pelo carinho♥

Layout criado por : Paloma Martins . Trem Chique © Todos os direitos reservados. 2016
© Trem Chique
Maira Gall